25 de mar. de 2008

De graça até injeção na testa

Pra quem não pode ouvir na palavra GRATUITO vai aí uma dica: toda quarta feira às 20h rola cinema de graça na sala Walter da Silveira, Barris. É o projeto Quartas Baianas, que está prestes a assoprar cinco velinhas esse ano. Iniciativa da Dimas e da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) o projeto tem a função principal de formação de platéia e de resgatar de antigos documentários baianos e conta ainda com a participação de curtas metragens de novos realizadores.

Está quarta-feira, porém, é especial, pois conta com a exibição de estréia de ABDIAS NASCIMENTO: Memória Negra. O documentário conta a trajetória de Abdias Nascimento, histórico militante considerado um ícone da cultura negra brasileira, que está com 94 anos, cuja obra e atuação política ao longo do século XX são essenciais para a compreensão da importância do negro na sociedade brasileira.
O filme é dirigido pelo baiano Antônio Olavo cineasta com 30 anos de experiência profissional, diretor de outros dois filmes longas metragem, os documentários Paixão e Guerra no Sertão de Canudos (1993) e Quilombos da Bahia (2004) é autor do livro Memórias Fotográficas de Canudos. Em 1992 fundou a Portifolium Laboratório de Imagens e desde então se dedica preferencialmente a temas relacionados à história.

Saiba mais:
Entrevista com o diretor Antônio Olavo
Lançamento do documentário

Nenhum comentário: