
Ah, já ia esquecendo, quem participar da iniciativa vai concorrer aos seguintes prêmios:
1º lugar - R$ 3.000,00 (três mil reais)
Se animou, num foi?
Saiba mais no Blog do Redes-Cobrindo o Pelô

O Projeto TV Pelourinho, voltado para profissionalização de jovens estudantes de baixa renda do Centro Histórico e áreas vizinhas, tem aula inaugural hoje, dia 26, a partira das17 horas, no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. A aula será um descontraído bate-papo com os atores Luis Fernando Guimarães e o baiano Luiz Miranda da Tv Globo, que contarão suas experiências de empreendedorismo na Tv. O evento terá a participação da cantora Margareth Menezes. No total, o projeto, coordenado pela Ong Ação pela Cidadania envolve 200 jovens entre 16 e 24 anos e visa a formação em funções técnicas da área de vídeo e televisão.
É cada vez mais perceptível que as facilidades do mundo digital caíram no gosto do popular, isso se deve, sobretudo, a redução dos custos de equipamentos, antes só acessíveis para profissionais. Hoje uma câmera digital básica pode sair em torno de R$1.200, e esse valor ainda pode ser dividido em parcelas a gosto do freguês. Por esse e outros motivos é cada vez maior o número de filmes independentes que acabam proporcionando a formação de novos profissionais no País. O sites de exibição como o You Tube recebem diariamente milhares de vídeos, amadores (ou nem tanto assim) que se espalham pela rede com a velocidade e potência de todos os seus bytes. Mais é importante lembrar que o grande diferencial entre as tantas produções que derivam pela rede é a qualidade e repertório mais estudo da linguagem são caminhos para se chegar a esse fim.
Fitas, microfones, refletores e muitas idéias na cabeça. Pois é, nem só de letras vive o mundo da educação, cada vez mais professores e sociedade se convencem de que é preciso inserir novas ferramentas de ensino na formação escolar e cidadã das crianças e jovens contemporâneos.
Quando falamos em livros (como no post anterior) facilmente podemos fazer uma associação com educação, né? Parece uma relação quase lógica, visto que mesmo quando a obra não é didática a leitura pelo menos provoca (ou deveria provocar) compreensão, interpretação e relações com o mundo que cerca o leitor. Mas será que só a leitura de livros é capaz de provocar tais reações? Para diversos realizadores de vídeos e educadores, não. Todas as linguagens, inclusive a audiovisual, tem grande potencial educacional de desenvolver o conhecimento crítico e criativo, além de auxiliar a formação cultural e social.
Aqui em salvador, ainda este ano, foi lançada um iniciativa legal na área da educação audiovisual é o Projeto Lanterninha que leva diretores brasileiros e educadores para motivar o cineclubismo nas escolas das redes pública e particular de Salvador. A atividade cineclubista tem uma longa tradição na cultura brasileira e seu resgate pelas escolas pode oferecer uma inesgotável fonte de formação cultural e de cidadania. É cinema para quem não tem uma educação audiovisual eficiente. O programa usa o filmes nacionais como ferramenta de promoção cultural e fortalecimento da identidade brasileira. Todas as instituições integrantes da rede do Lanterninha terão exibições com debates, sempre com a
presença de um representante do filme (diretor, ator ou alguém da equipe técnica), um convidado ligado à área pedagógica e mais um mediador para as conversas, além de um representante da escola.
Existem algumas ONG’s que trabalham com a compreensão de que a câmera pode mediar a relação dos estudantes com os conteúdos abordados na escola que gravar e registrar uma imagem é constituir um signo para uma futura
emissão/recepção. Mas do que isso essas ONG’s são formadoras de mão-de-obra capacitada para o audiovisual baiano, mas isso é papo para o próximo post.
Saiba mais sobre o tema:
Linguagem Audiovisual e a Educação
O audiovisual na educação
O vídeo educativo
Cinema em sala de aula