19 de mai. de 2008

Assistindo e aprendendo



Quando falamos em livros (como no post anterior) facilmente podemos fazer uma associação com educação, né? Parece uma relação quase lógica, visto que mesmo quando a obra não é didática a leitura pelo menos provoca (ou deveria provocar) compreensão, interpretação e relações com o mundo que cerca o leitor. Mas será que só a leitura de livros é capaz de provocar tais reações? Para diversos realizadores de vídeos e educadores, não. Todas as linguagens, inclusive a audiovisual, tem grande potencial educacional de desenvolver o conhecimento crítico e criativo, além de auxiliar a formação cultural e social.

Aqui em salvador, ainda este ano, foi lançada um iniciativa legal na área da educação audiovisual é o Projeto Lanterninha que leva diretores brasileiros e educadores para motivar o cineclubismo nas escolas das redes pública e particular de Salvador. A atividade cineclubista tem uma longa tradição na cultura brasileira e seu resgate pelas escolas pode oferecer uma inesgotável fonte de formação cultural e de cidadania. É cinema para quem não tem uma educação audiovisual eficiente. O programa usa o filmes nacionais como ferramenta de promoção cultural e fortalecimento da identidade brasileira. Todas as instituições integrantes da rede do Lanterninha terão exibições com debates, sempre com a
presença de um representante do filme (diretor, ator ou alguém da equipe técnica), um convidado ligado à área pedagógica e mais um mediador para as conversas, além de um representante da escola.


Existem algumas ONG’s que trabalham com a compreensão de que a câmera pode mediar a relação dos estudantes com os conteúdos abordados na escola que gravar e registrar uma imagem é constituir um signo para uma futura
emissão/recepção. Mas do que isso essas ONG’s são formadoras de mão-de-obra capacitada para o audiovisual baiano, mas isso é papo para o próximo post.

Saiba mais sobre o tema:

Linguagem Audiovisual e a Educação

O audiovisual na educação

O vídeo educativo

Cinema em sala de aula

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