30 de abr. de 2008

O bom e velho Brandão





Um passeio ingênuo, e cada vez mais improvável, pelas ruas do centro antigo de Salvador pode revelar gratas surpresas, como a encontrada em subsolo da Rua Ruy Barbosa, pois nesse singelo endereço atrás dos prédios da Rua Chile, a mais famosa do passado remoto e pomposo do centro, encontra-se A Livraria Sebo Brandão. Mas nem toda a modéstia do endereço é capaz de esconder a importância do sebo que desde sua inauguração em terras baianas, em 1969, é referência quando se fala em encontrar livros raros, fora de edição, ou mesmo best sellers ( dos verões passados ) a baixo do preço.


Com um acervo de mais de 500 mil exemplares o sebo, que possui filial em São Paulo e matriz em Recife, se destaca como a maior organização bibliográfica–antiquária do país e já ajudou a formar bibliotecas em várias partes do mundo. O sebo têm livros em vários idiomas e áreas do conhecimento humano como direito, história, sociologia , matemática, literatura, artes, estudos baianos e brasileiros. Mas também conta com um anexo que vende CD’s e Dvd’s usados.

Seu Eurico Brandão, um dos donos da rede Brandão, que é uma empresa de família, conta que o sebo consegue atrair um público diversificado, justamente pelo tamanho e pela multiplicidade do acervo. Seu Brandão ainda consegue fazer a comparação curiosa de sebo a um tribunal, ou seja, uma instância superior a qual as varas (leia-se comprador) recorrem quando não conseguem o objetivo almejado.


Freqüentador regular do Brandão e de outras livrarias do gênero há vários anos o funcionário público e escritor, Herculano Neto, diz que o principal atrativo é achar obras que não são mais editadas e que sente prazer em colecionar livros, sobretudo os que têm dedicatórias à terceiros. Já o psicólogo Paulo Mota, diz que só vai a sebos quando precisa de alguma obra específica com edição esgotada, e que ainda não adquiriu o costume de comprá-los pela internet, pois acha que o contato táctil com o livro é decisivo na hora da compra.


Ferramentas da internet como a A Estante Virtual ou o site do sebo, segundo seu Brandão funcionam como potenciliadoras das vendas, pois são como uma vitrine dos livros em todo o mundo. Apesar de não ter uma estatística de quantos livros são vendidos hoje na rede, o empresário não se queixa.

Conheça os endereços dos outros sebos de Salvador


Essa matéria faz parte de uma série, veja os outros textos:




Um comentário:

Anônimo disse...

Cara Rebeca, gostei do texto, parab�ns, e perdoe-me por qualquer coisa. abra�os.