21 de mai. de 2008

Aprendendo a fazer

Fitas, microfones, refletores e muitas idéias na cabeça. Pois é, nem só de letras vive o mundo da educação, cada vez mais professores e sociedade se convencem de que é preciso inserir novas ferramentas de ensino na formação escolar e cidadã das crianças e jovens contemporâneos.

Entre alguns projetos pontuais que são oferecidos na área de capacitação profissional para a área da comunicação e do audiovisual o trabalho da ONG CIPÓ – Comunicação Interativa tem lugar de destaque. A cipó tem o propósito de promover a formação de crianças, adolescentes e jovens através do uso qualificado e criativo das tecnologias da informação e da comunicação, para tanto, desenvolve atividades que tem como objetivos democratizar os mecanismos de comunicação. Os projetos são desenvolvidos em comunidades populares da capital baiana sua região metropolitana e ainda na cidade de Feira de Santana.

Apesar de ter pouco tempo na estrada a Cipó (criada em 1999) conta com parceiros importantes como a Unicef Fundo das Nações Unidas para Infância e a Braskem que lhe dão suporte estrutural. Uma das empreitadas da ONG consiste na atuação em escolas públicas na capacitação de professores e alunos/as para que utilizem a tecnologia e peças de comunicação – como sites, programas de rádio, vídeos e jornais – que, uma vez disseminadas, geram novas oportunidades de educação.

Na área da capacitação de jovens um dos projetos que mais chama atenção pela qualidade dos produtos gerados é o Oi Kabum! Escola, iniciativa co-realizada com Oi Futuro que oferece aos jovens participantes a oportunidade de adquirir experiências na produção de diversas mídias (vídeo, fotografia, design, computação gráfica, webdesign e rádio) e ingressar de forma qualificada no mercado de trabalho. O Núcleo Novos Produtores, promove a formação avançada de jovens como produtores de mídia, através da sua contratação temporária para execução de projetos de comunicação temáticos, autorais e para clientes. Um dos diferencias desses produtores é a amplitude do olhar, pois eles conseguem enxergar o mundo de forma mais detalhada e talvez menos estigmatizada e com menos (ou outros) preconceitos.
Acompanhe agora um dos vídeos produzidos pela Oi Kabum:

o nascimento do vídeo - Kabum!Salvador

Nenhum comentário: