7 de set. de 2008

Oportunidade juvenil



Jovens estudantes da TV Pelourinho iniciaram nesta semana uma série de visitas técnicas à TV Educativa. O diálogo entre teoria e prática e mostrar ao educando o acontece no mercado profissional foram o objetivo da atividade. Para o educador do núcleo de Producão da TV Pelourinho, Daniel Fróes, quando o estudante pode conhecer a rotina produtiva de uma TV e de uma rádio ele compreende melhor tudo o que é dito em sala de aula. Na opinião do educador, nesse ambiente de aprendizado, até as dúvidas são bem vidas. É a partir da busca pelas respostas que se domina o processo da produção.

A jovem Raquel do Espírito Santos,16, disse que para aprender a ser produtor, “ver como as coisas acontecem é sempre melhor”. A educanda da oficina de produção Raquel Pinto, 16, conta que vai guardar na memória a vista à TV Educadora já que essa é uma boa oportunidade de conhecer os equipamentos e os estúdios de uma emissora profissional. “Não sabia que existia tanta gente trabalhando por trás das câmeras”, comentou.

Os cursos têm duração de um ano e, durante esse tempo, os estudantes selecionados recebem uma bolsa-auxílio de R$ 130,00 . A expectativa é que esses jovens sejam absorvidos pelo mercado de audiovisual baiano, que carece de mão-de-obra especializada.

Antes da visita técnica, os jovens da TV assistiram a uma palestra sobre a televisão, feita por Walter Silveira, coordenador de conteúdo da TVE.

A TV Pelourinho é uma iniciativa da ONG Ação pela Cidadania em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através do programa Jovens Baianos, e a Associação dos Moradores do Centro Histórico (Amach), com apoio do Instituto de Radio-Difusão do Estado da Bahia (Irdeb).

O principal objetivo da TV é capacitar jovens em funções técnicas do audiovisual. Para tanto, são oferecidas oficinas de roteiro, edição, direção, interpretação, direção de fotografia, técnica de áudio, produção para tv e vídeo e direção de arte / figurino.

Na próxima semana, outros jovens do projeto devem assistir nos dias 10 e 11 a palestras com Póla Ribeiro diretor do Irdeb e com Walter Silveira, respectivamente.

O pré-requisito para participar da TV Pelourinho é ter entre 16 a 24 anos, ser estudante da rede pública e residir nas cercanias do Centro Histórico de Salvador. Atualmente 200 jovens participam do projeto.

Nenhum comentário: