18 de jun. de 2008

Caos cotidiano

Ter sempre à mão livros, músicas, uma pitada de bom-humor e/ou disposição para puxar-papo com desconhecidos, são estratégias recomendáveis para que tem que enfrentar diariamente o congestionado trânsito de Salvador. Tema de conversas triviais à pautas jornalísticas a situação do tráfego soteropolitano pode gerar os mais diversos sentimentos, como stress ou um confortável (?) sentimento de pertencimento a uma grande metrópole, menos indiferença.

Avenidas movimentadas, engarrafamento e trânsito caótico já fazem parte da rotina do soteropolitano. Está cada vez mais difícil sair e voltar de casa sem notícias de stress com o trânsito. Esta, porém, é uma situação que aflige todas as grandes cidades brasileiras que acabaram crescendo mais rápido do que a capacidade de planejar.


Tecnicamente falando Salvador ainda não é uma cidade que sofre com grandes engarrafamentos como os de São Paulo, que chegam a mais de 150 km, e sim com retenções de trânsito, que são congestionamentos menores, cerca de 30 a 40 km. Para o assessor técnico de trânsito da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) Ivo Nascimento o principal problema do tráfego na cidade são os constantes acidentes, já que esses põem em risco a vida das pessoas, e atrapalham o livre fluxo dos veículos. Outro problema citado como preocupante por Nascimento é o constante aumento da frota de veículos particulares que anualmente cresce 5% para carros e 17% para motos o que provoca um “inchasso” no trânsito, principalmente nos horários de pico (8h e 18)

O jornalista Tony Pacheco, ao contrário da maioria dos mortais, diz não se sentir incomodado com o tumultuado trânsito da capital baiana, pois vê nisso um sinal de avanço social, já que o inchaço de automóveis só é possível para uma cidade que vai bem com a economia. Pacheco tem razão quando fala do acesso a compra de carros novos, já que com a redução de alguns impostos e a flexibilização do pagamento, mais pessoas deixam os ônibus e passam a usar carros particulares. No entanto carros na mão de todos não é nem de longe a melhor solução para o tráfego de nenhuma cidade afirmam especialistas. A solução do problemas passa pela execução de políticas públicas planejadas e o funcionamento de um transporte de massa que eficaz e atraente o bastante a ponto de fazer o motorista deixar seu carro em casa.


A ineficácia do transporte público é uma das principais queixas dos usuários que ficam perdem tempo esperando por ônibus cheios, é o que conta a auxiliar de setor pessoal Marília Pereira que, certa vez, só conseguiu pegar seu ônibus( Massarandura/ Itaigara) depois de duas horas de espera. Também insatisfeito com o transporte público o pedreiro Cícero Conceição sugere a criação de linhas alternativas que fariam percurso em avenidas menos usadas da capital como a Luís Eduardo Magalhães.


Engarrafamento para todos os gostos- Sempre atenta as tendências mundias, Salvador aderiu a não só a moda de engarrafamentos de carros e ônibus e vem seguindo o exemplo de cidades reconhecidamente cosmopolitas como Tóquio e Nova Iorque no que tange o engarrafamento de pessoas. Um dos exemplos mais claros é o da passarela do Iguatemi que a cerca de dois anos teve seu acesso interditado por polícias por conta do emgarrafamento humano em toda a extensão da passarela.



Operação São João- é sabido que durante festas e feriados prolongados o número de acidentes costuma subir e para minimizar danos a Polícia Rodoviária Federal juntamente com a SET devem trabalhar em regime de plantão a fim de garantir a fluidez e segurança do trânsito de Salvador e das rodovias estaduais. A imprudência e a irresponsabilidade são apontadas com a maior causa de acidentes apontam os órgãos oficias que tem como um de suas armas o uso de multas.

O tema do último Profissão Repórter, programa jornalístico da Globo, foi sobre o aperto das grandes grandes cidades, mais especificamente, em São Paulo onde o metro quadrado do metrô chega a ser dividido por 9 pessoas. O caso é bastante ilustrativo para o caso de Salvador que apesar de ainda não ter, o tão sonhado metrô, já passa por apertos semelhantes nos ônibus. Acompahe a reportagem no vídeo abaixo.





Esta matéria faz parte de um série sobre os problemas do trânsito de Salvador, leia também os outros textos:

Cresce número de atropelamentos em Salvador

Trânsito e meio ambiente em Salvador

Falhas no transporte público de Salvador

Um comentário:

Dayanne Pereira disse...

Muito boa a matéria viu... adorei... o programa não vi pois passou muito tarde, mas pude ver no seu blog rsrsrs. bjss amiga
Ledson quer marcar para a galera se encontrar... ele sugeriu Arembepe, mas esta chovendo tanto... o q vc acha??? Eu encontrei Nil e Dai no show de Cordel no PElourinho... vc foi??? Dê noticias bjss