3 de jun. de 2008

Ver... O quê?


Pesquisas revelam que brasileiros gostam mais de ver do que ler. Objeto de desejo da maioria das famílias os aparelhos de televisão vendem aos milhões e a maioria das compras é feita por quem já tem um aparelho em casa, mas quer adquirir um melhor. O curioso, trágico, ou apenas dado cultural é que com o valor uma tv, o pagante poderia comprar uma pequena biblioteca já com estante e tudo.

Talvez pensando nessa preferência nacional é que foi criada a TV Anísio Teixeira. Transmitida via satélite para alunos dos 600 maiores colégios estaduais da Bahia, a Tv tem o objetivo de auxiliar no aprendizado de uma forma mais dinâmica e lúdica, sem contudo perder o foco educacional. Nada mais a propósito, afinal em um mundo cada vez mais congestionado de imagens e sons os alunos da rede pública de ensino se inquietam com um formato educacional estático e impermeável as mudanças.

De acordo com os planos do Estado a expectativa é que até 2010 todas as 1.750 escolas da rede estadual estejam equipadas com as antenas parabólicas que permitiram o sinal para receber a grade que inclui programas educativos e produtos voltados para a capacitação e o aperfeiçoamento dos professores. Com a abertura da transmissão digital na Bahia, prevista até o começo de 2009, o projeto poderá contar com a transmissão aberta transmitida por um dos quatro canais da TVE.

Este projeto foi inspirado na TV Paulo Freire, criada no Paraná. O Instituto Anísio Teixeira coordenador da iniciativa na Bahia, já assinou um convênio de cooperação e transferência de tecnologia com a TV freriana. Resta a nós, pobres mortais, torcer e cobrar para que projetos como estes não fiquem apenas nos Diários Oficias e nos planos do estado e sejam efetivamente concretizados, só assim a Bahia vai conseguir, o seu tão almejado, lugar de destaque.

Nenhum comentário: